Home » Blog » Autoconhecimento » 4 maneiras de vencer a timidez e ser mais sociável

4 maneiras de vencer a timidez e ser mais sociável

É possível vencer a timidez. Veja 4 maneiras de ser mais sociável começando agora!

Ser sociável quando você é tímido ou introvertido não é tão fácil assim, não é verdade? Com o tempo, o seu círculo de amigos pode ir encolhendo até que você comece a necessitar de mudança de ares, ou tratar esse problema da timidez. Fazer novas amizades torna-se um esforço demasiado grande.

Para não imaginar que é impossível, e que isso pode ser muito mais simples do que você pensa, destacamos 4 dicas de como vencer a timidez..

A timidez na psicologia é definida como uma característica da personalidade, e isso implica que é uma tendência inerente à nossa maneira de ser e agir.

Os traços da personalidade podem ser moldados e adaptados ao ambiente, no entanto, é extremamente improvável que uma pessoa introvertida se torne repentinamente extrovertida e altamente sociável.

Na verdade, ser tímido não é teoricamente ruim, mas pode gerar dificuldades de adaptação e relacionamento se você não trabalha com habilidades sociais. Desta forma, você pode se esforçar para se adaptar melhor e levar uma vida longe do medo de interações sociais.

Como vencer a timidez?

4 maneiras de vencer a timidez e ser mais sociável

Não iremos fornecer as dicas clichês de “buscar segurança” ou “apenas seja você mesmo”. Na verdade, você já deve ter tentado isso e, talvez, não tenha funcionado muito bem.

Isso não é mágica, é ação. No entanto, você pode perguntar: “por que, afinal, é tão importante conhecer pessoas e manter contato com elas?”

A resposta é simples. Somos seres humanos e todo ser humano é um animal social. Ser social tem muitas vantagens e benefícios, não apenas para o humor ou o lado emocional, mas, também, para o funcionamento básico do corpo e da mente.

Outra questão a ser apontada é que quantidade também não significa qualidade, pois, mesmo com poucos amigos uma pessoa pode não se sentir tão sozinha. Logo, não se trata de uma questão de quantos amigos você tem, mas como você se sente com as pessoas ao seu redor. Para isso, daremos 4 dicas de como vencer a timidez:

1. Trabalhando sua mente

Saiba que os seus pensamentos negativos podem ser um grande obstáculo para você. Todo o medo, timidez e nervosismo se espelha da forma como você enxerga e sente o mundo.

O medo de rejeição ou de parecer ridículo pode paralisá-lo ou lhe dar uma torrente de pensamentos negativos, colocando-o a não se arriscar. Em outras palavras, os seus pensamentos negativos precisam ser alinhados com a assertividade.

Este é o primeiro ponto para vencer a timidez: você precisa fazer um um exercício de autoconhecimento para identificar o que se deve melhorar e quais são as suas melhores ferramentas.

Conhecer as próprias fraquezas não o torna mais vulnerável. Pelo contrário, graças a este exercício, você pode saber exatamente quais atitudes terá de mudar para superar a timidez.

2. Deixe seu corpo falar por você

O corpo emite sinais claros do seu comportamento. Esses sinais podem transmitir dois tipos de mensagens: que você é simpático ou que você não é simpático.

Quem demonstra simpatia, mesmo no primeiro contato, convida as pessoas a se aproximarem, assim como o contrário. Conselho: sorria de verdade, seja generoso e ouvinte.

3. Treine em casa

Pratique suas habilidades de comunicação na frente de um espelho para ajudá-lo a vencer a timidez. No caso de ser obrigatório fazer uma apresentação em público, sente, relaxe alguns minutos antes e visualize a multidão e a sua fala antes de estar em público.

Confie nas suas habilidades para se comunicar, pois a autoestima é o primeiro passo para lutar contra o medo e vencer a timidez.

4. Arrisque

Depois de praticar e reforçar a sua autoestima, admita a sua personalidade, veja o indivíduo único que você é. Não queira ser outra pessoa, admita sua timidez e trabalhe com essas habilidades de comunicação através dela.

Pratique sempre a comunicação assertiva, na forma de se expressar, defender as suas emoções sem medo, com calma e sem agressão. Saiba dar e aceitar elogios. E, por último, tente iniciar uma nova amizade.

Veja que a introversão pode levá-lo ao isolamento e, por sua vez, provocar ainda mais timidez. Tome seu tempo e observe as pequenas conquistas que você conseguiu ao longo do caminho.

O medo de falar em público pode ser produzido por baixa autoestima, ansiedade, fobia social ou extrema timidez. Algumas pessoas têm mais dificuldades e barreiras mentais para falar ou se relacionar com os outros.

A timidez é um traço de personalidade que muitas vezes é acompanhado por medos e inseguranças. Assim, pelo fato de custar estabelecer laços sociais ou falar em público, pode se tornar um problema que deve ser resolvido imediatamente.

Com estas 4 dicas será possível melhorar estratégias para saber como superar a timidez e a insegurança.

Se você é uma pessoa tímida e está procurando estratégias para romper essa barreira que impede você de se relacionar com outras pessoas, não deixe de consultar os melhores profissionais da Psicologia!

Existem muitos tratamentos para superar a timidez e o medo de falar em público. A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é geralmente muito indicada para curar o problema.

Você curtiu esse texto sobre vencer a timidez? Então continue com a visita em nossos textos e leia agora mesmo “7 dicas para enfrentar o medo”!

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Psicóloga Thaiana Filla Brotto CRP 106524/06

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Publicado por Psicóloga Thai

Sou psicóloga clínica e não estou aqui para contar todas as minhas especializações e cursos que realizei durante minha carreira. Estou aqui pra dizer que sou uma eterna apaixonada pela mente humana, que respiro psicologia e vivencio isso em todas as situações da minha vida :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *